Termogênese alimentar é a energia que consumimos para processar e digerir os alimentos gerando um gasto de energia. Existem alguns alimentos, chamados termogênicos, que aumentam esse gasto energético favorecendo a queima de gordura corporal.
São eles:
Pimenta Vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes.
Camellia sinensis (chá branco e verde): Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico.
Canela: Aumentar o metabolismo basal. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.
Cafeína: A cafeína estimula a lipólise que é o processo de quebra de células de gordura (adipócitos) estocadas em nosso corpo. Age também como estimulador do Sistema Nervoso Central. Cuidado com o excesso!!! De modo geral, 2 xícaras por dia são suficientes.
Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Pode ser usado para saborizar água, sucos ou em comidas.
Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, conseqüentemente, aumenta o metabolismo.
CUIDADOS:
Pessoas com hipertireoidismo, cardiopatias, hipertensão, enxaqueca e disfunções neurológicas não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
As doses sempre devem ser sempre individualizadas e os suplementos devem ser prescritos por nutricionistas! Consulte agora o mesmo o nutricionista de sua confiança.