Os conservantes são usados com o objetivo de estabilizar o alimento, impedir o crescimento de microrganismos, a oxidação e o mau odor. Também são muito utilizados para melhorar o aspecto visual e o sabor dos alimentos.
Porém, apesar de promoverem melhoras nos alimentos, tem muitos efeitos prejudiciais. Um dos piores realçadores de sabor é o glutamato monossódico, já é comprovado que seu uso contínuo causa sérios danos cerebrais, destruindo os neurônios e favorecendo o surgimento de doenças como Alzheimer e Parkinson. Também é responsável por aumentar a quantidade de insulina, podendo levar a um quadro de pré-diabetes. Outros problemas associados ao glutamato monossódico são obesidade, enxaquecas e depressão.
O corante caramelo (INS 150c) e o Benzoato de sódio (INS 211) são outros dois aditivos muito encontrados nos alimentos. Eles tem grande potencial carginogênico, além de aumentar as chances de reações alérgicas e estarem relacionados a irritação gástrica e hiperatividade.
Os alimentos na forma in natura nos ofertam inúmeros nutrientes, além de várias maneiras de preparo. Fuja dos embalados!!! Quanto mais industrializados menor a quantidade de nutrientes.